quarta-feira, 4 de julho de 2012

Descêndencia

A maioria dos moradores são de descendência alemã e pomerana, apresentando características físicas como da pele, cabelos e olhos claros e características culturais, como o uso do idioma alemão e pomerano por algumas pessoas. O costume de ensinar os mais jovens o alemão ou pomerano foi se desgastando ao passar dos anos, mas se mantem forte em pessoas com mais idade, as quais usam o idioma para conversar frequentemente. A falta de interesse dos jovens em aprender outro idioma, pois hoje em dia o essencial para a vida é aprender o português, e a falta de incentivo dos pais seriam alguns motivos para que a tradição esteja se extinguindo.

Porem algumas tradições acabaram realmente extinguindo-se como o casamento pomerano, onde a mulher casava-se de preto, o motivo mais citado seria a renda, pois a mulher poderia usar o vestido em outras comemorações.

Antigamente o dinheiro era escasso, então as famílias economizavam o máximo que podiam. Em algumas casas não havia geladeira, sendo carnes conservadas em banha de porco, e todos possuíam poucos pares de roupas. Os casais tinham muitos filhos, sendo que muitos avós de hoje tem sete a oito irmãos. Não generalizando. Hoje em dia as coisas realmente mudaram bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário